AGENTE CORACI

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Formatura de 75 Agentes Penitenciários do 1º Curso de Operações Especiais Penitenciárias (COEPEN) nesta sexta



Duas solenidades realizadas em julho marcaram a formatura de 127 agentes penitenciários do Paraná que receberam certificado de conclusão do 1º Curso de Operações Especiais Penitenciárias (COEPEN). Eles passam a integrar um Grupo Especializado do Depen (Departamento de Execução Penal) preparado para agir em situações extremas como rebeliões, motins e ações de violência dentro do sistema penitenciário paranaense.


Ministrado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PM, em conjunto com o Departamento de Execução Penal (DEPEN/PR) e com a Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU), o curso tem conteúdos que abrangem Direito Penal, Direitos Humanos e Intervenção Tática Prisional, além de outras 36 disciplinas que compõem a grade curricular que visa a construir um tratamento penal eficiente e humanizado.



O curso, com 280 horas de duração, foi dividido em dois grupos distintos. Uma turma, de 52 agentes, cuja formatura foi realizada no dia 10 de julho, recebeu o treinamento em Maringá, na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (2ªEsFAEP). 



Na sexta-feira, 12 de julho, no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, foi a formatura do grupo de Curitiba, com 75 agentes penitenciários, capacitados na Academia Militar do Guatupê, da Polícia Militar do Estado. 



Uma das homenageadas no evento de Curitiba, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, destacou que “o objetivo desse grupo é garantir a segurança e a vida daqueles que cumprem pena e dos servidores do Estado que desempenham suas atividades nos estabelecimentos penais do Paraná”. Para isso, disse ela, eles receberam formação técnica e humana, com foco no respeito aos direitos humanos de todos os cidadãos, mesmo aqueles que cometeram atos ilícitos e por isso cumprem pena. “Esse curso é de grande importância para a administração das unidades penitenciárias e para a própria sociedade”, afirmou. 



Outros homenageados na formatura em Curitiba foram o deputado estadual Mauro Moraes, escolhido pelos próprios alunos como paraninfo da turma, e o diretor de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar do Paraná cel. Douglas Sabatini Dabul. A turma foi representada pelo servidor e aluno Humberto Ferreira Benigno Jr. Participaram também da solenidade de formatura a diretora da ESEDH, Regina Márcia Brolesi de Souza; o subcomandante-geral da PM, coronel José Vilmar Becker; e major Sidney Costa, do 1º Comando da PM do Paraná. 



Todos os agentes penitenciários, que passa a integrar esse grupo especializado já prestavam serviços em unidades prisionais do Estado e foram aprovados em testes seletivos físico, médico e psicológico, realizados por três meses antes do início das aulas teóricas e práticas em Curitiba e Maringá. Eles passam a formar a Seção de Operações Especiais do DEPEN/PR, dividida em três bases regionais: uma em Curitiba, outra em Guarapuava e a terceira em Londrina. Ambas as turmas - de Maringá e Curitiba - receberam o nome do falecido agente penitenciário Vilmar Antonio Prestes da Silva, morto em março deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário